conheça nossos

Conheça nossos pesquisadores
principais e associados

pessoas

PhD, Doenças Infecciosas

andré damasio

Laboratório de Enzimologia e Biologia Molecular de Microrganismos (LEBIMO)
Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual, Universidade Estadual de Campinas.

Telephone

Telefone

55 (19) 35211437

Email

Email

adamasio@unicamp.br

André Damasio é Professor Livre-docente no Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da UNICAMP, onde fundou o Laboratório de Enzimologia e Biologia Molecular de Microorganismos (LEBIMO). Graduado em Farmácia Industrial (2005), obteve o título de Doutor em Bioquímica (2011) com ênfase em Bioquímica de Microrganismos, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Parte do Doutorado foi realizado junto ao "Department of Microbiology and Molecular Genetics" na Oklahoma State University, OK, USA (2009), onde desenvolveu ferramentas para a produção de proteínas heterólogas em Aspergillus. Também, em 2010, realizou parte do Doutorado junto ao "Institute of Catalysis and Petrochemistry / CSIC", Madri, Espanha, onde aplicou técnicas de imobilização e estabilização em enzimas alvo. Em 2011 se juntou ao Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Campinas-SP, inicialmente como Pós-Doutor (2011-2013) e em seguida como Jovem Pesquisador FAPESP (2013-2015). Sua linha de pesquisa se concentra em genética e bioquímica de fungos filamentosos com 4 focos principais: 1) melhoramento genético de cepas de fungos filamentosos para produção de enzimas para conversão de biomassa lignocelulósica em biocombustíveis e produtos de alto valor agregado; 2) como modificações pós-traducionais (especialmente N-glicosilação) influenciam na produção e função de enzimas; 3) importância de algumas enzimas para a biologia de fungos modelo através de knockout gênico e fenotipagem; 4) avaliar a relação entre sirtuinas e virulência, utilizando Aspergillus fumigatus como modelo. O LEBIMO é integrante do São Paulo Fungal Group (SPFG) e do Experimental Medicine Research Cluster (EMRC).

PhD, Distúrbios cerebrais

Daniel
Martins-de-Souza

Laboratório de Neuroproteômica (LNP)
Departamento de Bioquímica e Biologia de Tecidos, Universidade Estadual de Campinas.

Telephone

Telefone

55 (19) 3521-6129

Email

Email

dmsouza@unicamp.br

Professor Associado de Bioquímica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Foi nesta mesma instituição que Daniel obteve seu bacharelado em Biologia e seu Doutorado em Bioquímica. O proteoma da esquizofrenia foi objeto de sua tese de doutorado, que ele continuou a estudar durante seu treinamento de Pós-doutorado no Instituto Max Planck de Psiquiatria, na Alemanha, e também na Universidade de Cambridge, Reino Unido. Dirigiu a Unidade de Neuroproteômica do Departamento de Psiquiatria e Psicoterapia da Universidade Ludwig Maximilians (LMU) de Munique, Alemanha, antes de retornar ao Brasil em 2014. De volta à UNICAMP, Daniel fundou o Laboratório de Neuroproteômica (LNP), financiado pela Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP) através de uma bolsa para jovens investigadores. O LNP emprega ferramentas proteômicas para investigar mecanismos moleculares envolvidos em distúrbios psiquiátricos e na identificação de potenciais biomarcadores. Daniel editou dois livros científicos, atualmente é editor associado da npj Schizophrenia (Nature) e membro fundador da Sociedade Brasileira de Proteômica, além de fazer parte do conselho da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas. Daniel foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2017) e também da Academia de Ciências de São Paulo (2019) e é um dos Coordenadores da área de Biologia da FAPESP.

PhD, Metabolismo

Pedro M. M.
Moraes-vieira

Laboratório de Imunometabolismo - LIM
Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia, Universidade Estadual de Campinas.

Telephone

Telefone

55 (19) 35216121

Email

Email

pmvieira@unicamp.br

Professor Associado de Imunologia da Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília (2006). Mestre em Imunopatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Doutor em Imunologia pela Universidade de São Paulo, participando de um programa de intercâmbio de pós-graduação na Divisão de Transplantes da BIDMC / Harvard Medical School. Pós-doutorado na Divisão de Metabolismo, Endocrinologia e Diabetes da BIDMC / Harvard Medical School. Estamos interessados em entender como o metabolismo regula e é regulado em condições fisiológicas e patológicas. A área de imunometabolismo é a nova fronteira para a imunologia, uma vez que integra disciplinas historicamente distintas, Metabolismo e Imunologia. O crescente interesse no imunometabolismo é sustentado pela epidemia global da obesidade e pela forte associação entre inflamação e doenças metabólicas. Usamos obesidade e doenças infecciosas como modelos para estudar como as alterações metabólicas sistêmicas moldam o sistema imunológico e temos o objetivo de fornecer novas ideias sobre novos mecanismos e metas terapêuticas subjacentes à regulação imunometabólica e homeostase.

PhD, Envelhecimento

Marcelo a. mori

Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LaBE)
Departamento de Bioquímica e Biologia de Tecidos, Universidade Estadual de Campinas.

Telephone

Telefone

55 (19) 35216232

Email

Email

morima@unicamp.br

Bacharel em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Doutor em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (2007), participando também de um programa de intercâmbio de pós-graduação no Instituto Max-Delbrück de Medicina Molecular (Berlim, Alemanha). Pós-doutorado no Joslin Diabetes Center / Harvard Medical School (Boston, EUA). Professor Assistente do Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo de 2011 a 2016. Atualmente ocupa o cargo de Professor Assistente de Biologia do Envelhecimento e Chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. O principal objetivo do nosso laboratório é identificar e caracterizar mecanismos moleculares envolvidos no processo de envelhecimento e em resposta a intervenções alimentares. Temos um interesse especial de entender como o metabolismo contribui para o surgimento de doenças relacionadas ao envelhecimento, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas. Nós nos concentramos no tecido adiposo - um importante local de integração metabólica em organismos multicelulares - e nos perguntamos como esse tecido responde a alterações no balanço energético e sinaliza para outros tecidos para informá-los sobre essas alterações. Se não for ajustado, esse mecanismo leva a várias doenças crônicas, principalmente em indivíduos de meia idade e idosos. Identificamos que esse controle é pelo menos em parte exercido por alterações na biogênese do microRNAs no tecido adiposo. Quando regulado, esse processo afeta animais suscetíveis a estresse oxidativo e influencia o tempo de vida.

PhD, Interação microbiota-hospedeiro

Marco Aurélio
R. Vinolo

Laboratório de Immunoinflamação
Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia, Universidade Estadual de Campinas.

Telephone

Telefone

55 (19) 35216270

Email

Email

mvinolo@unicamp.br

Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2005). Doutor em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (2010). Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2010-2012). Professor Assistente (desde 2012) do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. O foco do meu laboratório é entender os mecanismos moleculares pelos quais os metabólitos derivados da microbiota, chamados ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), interagem com as células hospedeiras e contribuem para a saúde. Meu laboratório é apoiado por grants de agências internacionais (BBSRC e Newton Fund) e nacionais (FAPESP e CNPq). Como Pesquisador Principal ou Pesquisador Colaborador em diversos projetos financiados, estabeleci uma rede de colaboradores de vários Institutos de Pesquisa no Brasil, EUA e Reino Unido, o que levou a várias publicações revisadas por pares e a contribuições significativas que avançaram o conhecimento na área de interações entre microbiota e hospedeiro.

PhD, Doenças Imunomediadas

Alessandro S. Farias

Laboratório de Immunoinflamação
Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia, Universidade Estadual de Campinas.

Telephone

Telefone

55 (19) 35216714

Email

Email

asfarias@unicamp.br

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Mestre (2004) e Doutor (2009) em Clínica Médica / Neuroimunologia pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio no Max Planck Institut fur Neurobiologie (2005-2006). Pesquisador Colaborador da Universidade Estadual de Campinas (2009-2017). Chefe do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (atual). O foco do meu laboratório é entender os mecanismos celulares e moleculares das células envolvidas na evolução de doenças auto-imunes. Para atingir esses objetivos, estudamos doenças autoimunes experimentais e humanas.